Exposição

Exposição fotográfica itinerante de ONG global mostra cuidado com crianças no Nordeste

0


A Organização Humanitária Internacional Aldeias Infantis SOS Brasil – líder em cuidado infantil e que atua no Brasil há mais de 50 anos – inaugura, no Recife, a exposição itinerante “Transformação do Olhar”, com fotografias da fotojornalista Lívia Neves e intervenções artísticas do ilustrador Rafa Mattos.

A mostra acontece de 16 a 25 de agosto, no Piso L3 do Plaza Shopping, em Casa Forte.

A exposição apresenta, por meio de um olhar documental e artístico, a atuação da SOS Aldeias Infantis na região Nordeste do Brasil ao longo de 2018, durante o projeto “Fortalecer”, uma das iniciativas que atendem crianças e jovens de 6 a 15 anos.

Em traços e escritas, as fotografias são expostas em 24 painéis e reforçam o propósito de Herman Gmeiner, fundador da Organização em 1949, na Áustria, de que nenhuma criança nasce para crescer sozinha.

“Em 2018, fotografei a chegada das famílias venezuelanas refugiadas, o Projeto Fortalecer e as atividades realizadas dentro de comunidades atendidas pelos programas de Pernambuco e da Paraíba. Naturalmente, sempre busquei comunicar o que acontecia ali: os sorrisos, o afeto, o resultado. Foi a forma que encontrei, através do meu olhar, comunicar às atividades e as muitas transformações que acontecem dia-a-dia – digamos que, uma denúncia poética que vibra de forma positiva para atravessar as fronteiras sociais em que vivemos aqui”, explica Lívia Neves.

Rafa Mattos, que é realizador social do Movimento “Plante Amor, Colha o Bem” e um dos artistas sociais mais atuantes no Recife, é parceiro da organização.

Ele já participou de ações da Aldeias Infantis SOS Brasil e vai fazer uma “live painting”, uma intervenção ao vivo em um dos painéis, no dia 20 de agosto, às 18h.

Enquanto comunicador, usará sua arte para promover uma reflexão sobre a responsabilidade social e a importância das doações para a manutenção e existência de muitos projetos sociais.

A ideia é que a intervenção remeta aos propósitos, palavras e frases de Herman Gmeiner (fundador e educador da ONG).

“Toda imagem que você vê, tem uma história por trás. Essas mesmas histórias de vida fazem parte de um convite-propósito à nossa responsabilidade social com a infância e destaca a importância dos projetos realizados pela Aldeias Infantis SOS Brasil em toda a região Nordeste, assim como o seu impacto direto no estado de vulnerabilidade das crianças e jovens retratadas”, diz Rafa Mattos.

CINEMA – Cinquenta crianças atendidas pela Organização Humanitária Internacional Aldeias Infantis SOS Brasil em Pernambuco participam, na próxima terça-feira (20/8) de uma sessão de cinema exclusiva no UCI Plaza. Meninos e meninas vão assistir ao filme Toy Story 4, aventura da Pixar que aborda mais uma vez os laços de amizade entre os brinquedos e o seu propósito de cuidar e fazer uma criança feliz. Para muitos, será a primeira vez numa sala de cinema. Após a sessão, elas estarão junto com Rafa Mattos na intervenção que o artista realizará na exposição “Transformação do Olhar”. A iniciativa foi articulada pela coordenação de Responsabilidade Socioambiental do Plaza. 


Serviço:
Exposição Transformação do Olhar
Quando: De 16 de agosto a 25 de agosto
Onde: Piso L3, Plaza Shopping

Conheça um pouco mais sobre a Aldeias Infantis SOS Brasil

Como organização humanitária global, líder em cuidado infantil, a Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages International) atua no Brasil há mais de 50 anos, onde cuida de crianças, fortalece famílias, dá resposta às situações de emergência e advoga pelo direito de viver em família e comunidade.

Presente em 27 localidades de Norte ao Sul do país, a Organização oferece atividades diárias que geram impactos positivos para mais de 11 mil pessoas, por meio de projetos de educação, esporte, lazer, geração de renda e empregabilidade, com foco na quebra dos ciclos de pobreza, violência e exclusão. Em Pernambuco, a instituição atua no Recife, em Igarassu, Araçoiaba e Paulista, impactando mais de 1.000 pessoas no estado.

deyvsonfreire
Entre as andanças do universo digital me encontrei no RecifeMais. Em 2011 resolvi criar um blog para falar sobre o que havia de bom na cidade do Recife, criei o Qmassa! Reconheço que o nome não é dos melhores, mas sim uma expressão popular que referencia a uma coisa boa. Já em 2013 viramos o rumo da história e o transformamos em RecifeMais. Nome que verdadeiramente representa aquilo que buscamos com o projeto. Explorar detalhes da nossa cidade natal. Mas apenas em 2018 que o projeto começou a tomar a sua verdadeira forma e criar raiz. Hoje contamos com mais de 88k amigos no instagram, 14k no facebook e cerca de 2 mil visitas semanais no nosso blog.

    Wesley Safadão lança “Dois Lados”, sua nova música de trabalho

    Artigo anterior

    Freetz inaugura na Galeria Joana D’Arc

    Próximo artigo

    Você também pode gostar

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em Exposição