Carnaval

Doutores da Alegria leva o Bloco do Miolinho Mole para os hospitais do Recife

0
Foto: Camila Silva

A partir desta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, o cortejo real do maracatu nação Doutores da Alegria vai desfilar pelas alas pediátricas dos hospitais do Recife!

O Bloco do Miolinho Mole reúne o elenco pernambucano que atua em duplas, o ano inteiro, em quatro unidades de saúde. A agenda carnavalesca desta 14ª edição do bloco começa pelo Imip no dia 12 e segue até o dia 19, no Hospital da Restauração. Os desfiles começam sempre às 10h.

Depois de homenagear blocos e agremiações em 2019, o Miolinho Mole vai reverenciar uma das mais importantes manifestações artísticas da cultura popular e carnavalesca de Pernambuco: o maracatu nação, também conhecido como de baque virado.

Na versão palhaço do cortejo real do maracatu, teremos Dr. Wago Ninguém (Wagner Montenegro) como Rei; Dra. Muskyta (Olga Ferrário) como Rainha; Dr. Marmelo (Marcelo Oliveira) será a Dama do Paço; e o vassalo será Dr. Eu_zébio (Fábio Caio), carregando o pálio, sombrinha que protege o Rei e a Rainha.

Os batuqueiros serão Dr. Ado (Arilson Lopes), Dra. Baju (Juliana de Almeida), Dr. Dud Grud (Eduardo Filho), Dr. Gonda (Tiago Gondim), Dr. Lui (Luciano Pontes), Dr. Micolino (Marcelino Dias), Dra. Nana (Ana Flávia) e Dra. Svenza (Luciana Pontual).

Na abertura, os palhaços vão tocar instrumentos como gonguê, abê, alfaia, xequerê e caixa.

Outro detalhe é que Dr. Marmelo, Dama do Paço, vai levar uma calunga que está sendo confeccionada por Fábio Caio, também bonequeiro e cenógrafo. A inspiração é Nossa Senhora da Alegria, que possui um santuário na cidade de Valeta, em Malta.

Os figurinos de todos os palhaços neste carnaval foram desenhados por Luciano Pontes.

Além da homenagem ao maracatu, o cortejo do Miolinho Mole ainda contará com muito frevo, músicas autorais ou versões engraçadas de composições famosas. A produção é de Nice Vasconcelos e Douglas Souza.

Confira a agenda do Miolinho Mole:

12/02 – Imip
13/02 – Hospital Universitário Oswaldo Cruz e Procape
18/02 – Hospital Barão de Lucena
19/02 – Hospital da Restauração
Início às 10h


Bloco do Miolo Mole –  O Miolo Mole está comemorando 17 anos. Para muitos, é o pontapé oficial do carnaval, reunindo palhaços, artistas, profissionais de saúde e admiradores do trabalho do Doutores da Alegria.

O ganha as ruas do Bairro do Recife na quinta-feira pré-carnaval (20 de fevereiro) com o bloco do Miolo Mole. A concentração está marcada para às 18h, no Bar e Restaurante Villa Vecchia (Rua da Moeda, 156, Bairro do Recife), com saída às 20h ao som da Orquestra Paranampuká.

Antes disso, a baliza do bloco de 2019, Fátima Pontes, que coordena a área executiva e artística da Escola Pernambucana de Circo (EPC), passa o bastão para a atriz Gheuza Sena, integrante do Coletivo Angu de Teatro. Gheuza deve participar também de alguns cortejos nos hospitais.


Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria:

O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal.

Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas.

Quem quiser ajudar o trabalho da associação Doutores da Alegria pode entrar no site www.doutoresdaalegria.org.br e em facebook.com/doutores.

Jornalismo Musical na Era Digital e Circulação Artística Internacional são temas de workshop no Recife

Artigo anterior

Fotógrafo pernambucano apresenta exposição sobre indiferença no amor, solidão e sentimentos de perda

Próximo artigo

Você também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados.

Mais em Carnaval