Cultura

Ano Novo Chinês desembarca no Recife

0
Foto: Cortesia/ PCR

O Ano Novo Chinês ou a Festa da Primavera é a data mais importante para todos os chineses, expatriados mundo afora e que celebram a data com diversas manifestações culturais.

Em parceria inédita entre o Governo Chinês, por meio do Consulado Geral da China em Recife, e a Prefeitura do Recife, a capital entra no calendário internacional de celebrações com apresentação gratuita da Companhia Artística e Cultural de Henan para celebrar a Festa da Primavera no Teatro Luiz Mendonça, no dia 22 de janeiro (quarta), às 20h.

A apresentação, que integra o Janeiro de Grandes Espetáculos, é construída através de performance da Companhia de Música e Dança de Zhengzhou e do Grupo de Monges Guerreiros do Templo Shaolin. No total, estarão em palco 20 pessoas, que prometem encantar a plateia em 90 minutos de espetáculo dividido em 11 cenas que mesclam apresentações de dança e música mescladas à precisão e beleza das artes marciais.

Para ter acesso ao espetáculo – limitado à lotação do local, os interessados deverão levar 1kg de alimento não-perecível.

Recife será uma das únicas três cidades no país a receber o espetáculo para celebrar a Festa da Primavera e a cidade abre a turnê nacional da Companhia Artística e Cultural de Henan, que ainda irão se apresentar nas cidades de Foz do Iguaçu e Curitiba entre os dias 24 e 26 de janeiro.

O Ano Novo Chinês

Desde 2010 o Ministério da Cultura e Turismo da China em conjunto com instituições chinesas, entidades culturais bem como associações de comunidades chinesas no estrangeiro, promovem celebrações do Ano Novo Chinês no mundo inteiro através do projeto conhecido como Feliz Ano Novo Chinês, tendo como intuito jubilar e partilhar esta data com outras culturas bem como instruindo sobre a descendência da cultura e linhagem dos costumes chineses. Em 2019, a festa aconteceu em 140 países com 500 cidades envolvidas e é a festa mais aguardada pela comunidade chinesa.

Janeiro de Grandes Espetáculos

Realizado pela Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe), a 26ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos oferece ao público mais de cem apresentações de teatro, música e dança.

Como parte da sua política de valorização da cultura, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, patrocina essa importante iniciativa. Além disso, os teatros Apolo, Hermilo Borba Filho, Barreto Junior, Luiz Mendonça e de Santa Isabel – todos mantidos pela administração municipal – recebem espetáculos do Janeiro de Grandes Espetáculos.

Via: Prefeitura do Recife

deyvsonfreire
Entre as andanças do universo digital me encontrei no RecifeMais. Em 2011 resolvi criar um blog para falar sobre o que havia de bom na cidade do Recife, criei o Qmassa! Reconheço que o nome não é dos melhores, mas sim uma expressão popular que referencia a uma coisa boa. Já em 2013 viramos o rumo da história e o transformamos em RecifeMais. Nome que verdadeiramente representa aquilo que buscamos com o projeto. Explorar detalhes da nossa cidade natal. Mas apenas em 2018 que o projeto começou a tomar a sua verdadeira forma e criar raiz. Hoje contamos com mais de 88k amigos no instagram, 14k no facebook e cerca de 2 mil visitas semanais no nosso blog.

    Oficinas trabalham habilidades e competências da criançada através da criatividade nessas férias

    Artigo anterior

    Feirinha de Carnaval do Plaza chega aos 20 anos

    Próximo artigo

    Você também pode gostar

    Comentários

    Comentários estão fechados.

    Mais em Cultura